Maior agilidade, mobilidade e flexibilidade são alguns dos benefícios de se utilizar essa tecnologia na Nuvem. Confira a seguir as razões para realizar essa migração!
Inteligência de negócios tem se tornado um tema recorrente entre empresas de todos os setores e tamanhos. Contar com ela passou a ser fundamental para a sobrevivência no mercado competitivo atual, por isso cada vez mais organizações estão buscando por soluções de Business Intelligence.
Essa tendência consiste em um conjunto de tecnologias e metodologias focadas na coleta, organização, análise e monitoramento de dados que visa aprimorar a gestão de negócios das corporações.
Com as ferramentas adequadas, as empresas se tornam capazes de extrair valor do enorme volume de dados que precisam lidar diariamente. Por meio da BI, é possível identificar insights relevantes para otimizar a relação com os clientes, solucionar problemas e aumentar a produtividade e desempenho das equipes.
A importância de se implementar Business Intelligence está na possibilidade de se tomar decisões mais assertivas, com o apoio de dados de qualidade e análises em tempo real, o que minimiza as chances de erro.
Agora, quando essa tecnologia é aliada à Cloud Computing, os benefícios são ainda maiores. Você sabe como isso é feito? Conhece as vantagens da migração de um sistema BI para a Nuvem? Continue a leitura deste post, pois explicaremos a seguir!
Business Intelligence na Nuvem
A Cloud Computing já é uma realidade na maioria das organizações graças a seus inúmeros benefícios, como redução de custos, maior flexibilidade, segurança e muito mais.
No entanto, muitos gestores ainda desconhecem como essas vantagens podem contribuir para a otimização dos softwares de Business Intelligence na rotina corporativa.
Com a migração, as aplicações BI passam a ser mais fáceis de operar e configurar. Essa opção é ideal para empresas que não pretendem ou não possuem orçamento necessário para investir em infraestrutura interna de TI.
A BI na Nuvem oferece maior mobilidade, permitindo que os usuários tenham mais autonomia e flexibilidade em seus acessos, liberando a equipe de TI para desempenhar tarefas mais estratégicas para os negócios.
Isso permite que a empresa economize tempo e dinheiro, além de ter sua aplicação disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, podendo ser acessada de qualquer dispositivo móvel com uma conexão com a internet.
Nesse contexto, a Computação em Nuvem pode ser considerada uma grande aliada das empresas na gestão de seus softwares de inteligência de negócio. Confira a seguir as principais razões para realizar essa migração:
5 motivos para migrar o sistema BI para a Nuvem
Como você pôde perceber, Business Intelligence contribui diretamente para o sucesso dos negócios de uma corporação por meio de análises de dados mais ágeis e precisas, capazes de gerar insights poderosos para as tomadas de decisões importantes.
Quando migrada para a Nuvem, as aplicações de BI podem trazer ainda mais benefícios. Confira quais:
1. Agilidade
Uma característica importante das soluções em Nuvem que pode contribuir para os softwares de BI é a agilidade. Ao realizar essa migração, a organização passa a contar com suas informações centralizadas em apenas um local.
Desse modo, todos os colaboradores passam a ter acesso um acesso facilitado dos arquivos da organização, o que permite uma tomada de decisões mais rápidas e ágeis.
2. Redução de custos
Ao implementar um software BI local, a empresa precisa investir altas quantias em infraestrutura e segurança. Além disso, irá precisar de profissionais de TI capacitados para realizar as manutenções e atualizações necessárias.
Agora, quando a aplicação está na Nuvem, a empresa não precisa se preocupar com a gestão e manutenção dos equipamentos. O fornecedor da solução será responsável por manter a infraestrutura sempre segura e disponível.
3. Escalabilidade
Outro motivo para realizar a migração é a escalabilidade oferecida pela computação em Nuvem. A empresa pode decidir o que será movido para a Cloud e o que será mantido no local.
É possível ampliar ou reduzir o uso da infraestrutura conforme as demandas da organização, pagando apenas pelo o que utilizar.
4. Segurança
A proteção de dados oferecida pelos fornecedores dos serviços na Cloud normalmente é superior a que a organização possui internamente. Os provedores desse tipo de serviço possuem profissionais especializados no assunto e contam com as certificações necessárias para assegurar a privacidade e segurança necessária para os dados corporativos.
5. Flexibilidade
Outro motivo importante para optar pelo BI na Nuvem é a flexibilidade que os colaboradores passarão a ter para acessar os dados corporativos. É possível fazer a personalização da infraestrutura para atender as necessidades dos gestores, potencializando a agilidade das ações de negócio.
A partir desses benefícios podemos afirmar que o potencial de Business Intelligence na Nuvem pode ser um grande diferencial para aquelas empresas que querem se destacar no mercado. Portanto, incentive os clientes de seu canal de TI a iniciarem essa migração e maximizarem seus resultados.
Escreva seu comentário