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Gartner prevê movimentação de US$ 28,7 bilhões em 2016 na venda de wearables

Publicado em 12/mai/2016 5:00:00

Relógios, equipamentos para fitness e setor de saúde são os dispositivos que terão mais crescimento de mercado.

Gartner prevê movimentação de US$ 28,7 bilhões em 2016 na venda de wearables 

As tecnologias vestíveis já são uma realidade no nosso cotidiano e a cada dia vêm ganhando mais opções, funções e se tornando mais acessíveis ao público que gosta de ter sua vida facilitada pela tecnologia.

Relógios, óculos, pulseiras, braceletes, anéis, roupas e dispositivos que podem ser acoplados ao corpo e que contam com processadores próprios, podendo se integrar com facilidade à smartphones e tablets, são um destaque no mercado e devem movimentar US$ 28,7 bilhões este ano, de acordo com um levantamento da consultoria Gartner.

Desde 2014, grandes empresas de tecnologia já apresentaram algum tipo de wearables durante a Consumer Electronic Show (CES) - a maior feira de eletrônicos e de novidades tecnológicas para usuários finais - que há 49 anos apresenta inovações que mudaram o mundo, como o videocassete, o DVD e mais recentemente os drones e os carros conectados. Isso significa que a cada dia esses dispositivos estão se tornando cada vez mais populares.

Para 2016, a estimativa é que sejam comercializados 274,6 milhões de unidades de wearables ao redor do mundo. Esse volume representa um aumento de 18,4% em comparação aos 232 milhões de dispositivos vendidos em 2015. Do total movimentado por esse mercado, aproximadamente US$ 11,5 bilhões virão da comercialização de relógios inteligentes, especialmente por conta da popularização do relógio da Apple.

Outro dispositivo que deve continuar ganhando mercado é o relógio esportivo, que mantém seu preço no varejo, mantendo-se acessível aos usuários. Todas as outras tecnologias para vestir do setor fitness como pulseiras, roupas inteligentes, entre outros itens, devem continuar aumentando a popularidade, impulsionadas especialmente por programas de bem-estar dos Estados Unidos.

A consultoria Gartner aposta também no aumento de interesse pelos capacetes de Realidade Virtual (VRs) para a adoção por consumidores e para o uso corporativo. Espera-se que sejam disponibilizados juntamente com jogos de videogame, com conteúdos de entretenimento e aplicações críticas de negócios, ampliando drasticamente a gama de empresas que podem investir nesse equipamento para transformar a experiência de seus clientes. Segundo o Gartner, aproximadamente 26% dos VRs estão sendo projetados diretamente para uso comercial em 2018.

O desenvolvimento desse tipo de tecnologia para os negócios é apontado pelo mercado como diferencial para setores como saúde, segurança do trabalho e varejo. Essas soluções incluem aparelhos para controle dos níveis de atividades de colaboradores visando reduzir taxas de seguros, sensores químicos para ajudar em primeiros socorros e sensores de identificação de mudanças climáticas para usos militares, além de dispositivos de comunicação que podem ser acionados sem o uso das mãos.

No setor de saúde, especialmente, os wearables têm potencial para revolucionar os custos da área, permitindo que o monitoramento e os cuidados com o organismo possam ser feitos cada vez mais em casa diminuindo os custos e desgastes de pacientes em unidades de saúde.

Para alguns especialistas, os wearables são a evolução das tecnologias móveis, porém são acompanhados por uma grande desconfiança por parte dos usuários. Uma pesquisa da Harris Interactive com 2.500 pessoas nos EUA, mostra que apenas 3% dos usuários de Internet norte-americanos possuem hoje qualquer dispositivo vestível.

A pesquisa mostra ainda que 36% acreditam que um dia poderão utilizar um desses dispositivos, mas 19% disseram que nunca consideraram comprar um wearable. Quase três quartos dos entrevistados disseram ter pelo menos uma preocupação em relação a esse tipo de aparelho, sendo preço, privacidade e real utilidade as questões mais levantadas.

Única certeza que se tem é de que as oportunidades são enormes e o crescimento dessa demanda virá de uma audiência variada, considerando os consumidores, empresas e o setor de saúde.

 

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Fontes:

http://computerworld.com.br/vendas-wearables-movimentarao-us-287-bilhoes-em-2016-preve-gartner

http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/49699-wearables-sera-que-esta-moda-pega-.htm

http://g1.globo.com/tecnologia/ces/2016/noticia/2016/01/ces-veja-10-tecnologias-historicas-que-estrearam-na-feira-de-eletronicos.html

http://canaltech.com.br/coluna/mobile/os-wearables-sao-a-evolucao-da-tecnologia-movel/ 

 

Categorias: Mobilidade, Dispositivos Móveis